segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Livraria Selexyz Dominicanen - Maastricht











Livraria Selexyz Dominicanen - Maastricht
Essa já foi considerada pelo The Guardian como a livraria mais bela da Europa. A Igreja Dominicana de Maastricht começou a ser construída em 1260, no estilo gótico. Digo começou porque igrejas assim ficam séculos sendo construídas, reparadas, reformadas, expandidas e é difícil dizer exatamente quando elas "ficaram prontas".Retirado de: Curiosidades da Holanda:


De qualquer forma, quando Napoleão saiu tocando o puteiro pela Europa, Maastricht entrou na dança, e junto dançou o serviço religioso na Igreja. Em 1794 ela foi danificada no cerco dos franceses e, dois anos depois, já na ocupação francesa, todo o serviço espiritual foi suspenso, e a ordem religiosa que ainda restava, desbandada. Desde o começo do século XIX, ela teve diversos usos, inclusive escola, depósito municipal e estacionamento de bicicleta.
No fim das contas, a igreja foi restaurada e, a partir de 2006, a Selexyz comprou o prédio e transformou em livraria. O projeto arquitetônico foi do escritório Merkx-Girod, e ganhou o maior prêmio holandês de arquitetura em 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário