domingo, 24 de outubro de 2010

Jão Gomes de Sá - Literatura de Cordel


JOÃO GOMES DE SÁ nasceu em Água Branca, no sertão alagoano, no dia 9 de maio de 1954, e mora em São Paulo. É formado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas. Em 1977, trabalhou como bolsista da Funarte no Museu de Antropologia e Folclore Dr. Théo Brandão, quando conheceu as manifestações de cultura espontânea de seu povo. E é por isso que, volta e meia, o que escreve revela a influência do folclore da região.

Morando em São Paulo há algum tempo, além de suas atividades como professor de Português, dá orientações técnicas sobre o folclore. Utilizando elementos da cultura popular, escreveu e editou Ressurreição do boi, Canto guerreiro e Meu bem-querer e os cordéis A briga de Zé Valente com a Leide Catapora e A luta de um cavaleiro contra o Bruxo Feiticeiro.

Livros:

O Corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo, é o tema inspirador deste volume da Coleção Clássicos em Cordel. O poeta João Gomes de Sá, nesta versão para a poesia de cordel, transporta os famosos personagens para uma pequena cidade do Nordeste Brasileiro.

Alice no País das Maravilhas, imaginado pelo cordelista João Gomes de Sá, há rios de leite, castelos feitos de rapadura, e o chapeleiro louco usa um chapéu igual ao de Lampião. A pequena Alice e os fascinantes personagens da obra-prima de Lewis Carroll ganham nova roupagem nesta releitura em cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário