domingo, 24 de outubro de 2010

Sebastião Marinho - Repentista


Sebastião Marinho 55, é cantador repenista profissional desde 1968, natural de Solânea, estado da Paraíba é o presidente-fundador da Ucran-União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas do Nordeste. (Trechos da matéria feita no final dos anos 80 na revista "Quinta Roda").
A família de Sebastião Marinho ainda tentou convencê-lo a procurar uma profissão mais estável e, aos 13 anos, fizeram com que ele fosse cuidar de uma mercearia. Mas sempre que tinha alguma cantoria, ele fechava o estabelecimento e ia desafiar os velhos cantadores. Quando fez dezoito anos, Sebastião achou que já era tempo de "conhecer mundo", e partiu para a cidade onde montou um programa na rádio Difusora de Bananeiras. Era um programa diário, e com ele, Sebastião começou a ficar famoso e a ser requisitado para cantorias em outras cidades. Na Tv fez Diversas entrevistas e matérias na Band, SBT, Globo, Cultura, Canais comunitários, etc, Participou de dezenas curta metragens e documentários. O mais recente é o curta de 2002, " O Homem e o Lobisomem" produzido no Distrito Federal.
- Participações mais recentes:
* Programa Ensaio - TV Cultura (1999) Acompanhado dos cantadores: Sebastião da Silva, Waldir Teles e Coriolano Sérgio. Esse programa foi muito importante na difusão do repente em São Paulo, onde os cantadores puderam contar experiências pessoais muito marcantes no desenvolvimento de seus trabalhos.
* Brasil Quinhentos Anos - TV Globo (2000)
* Repórter Eco - Tv Cultura (2002)

Sebastião Marinho e a indústria fonográfica:

- Participou de diversos CD'S de coletâneas sobre a arte da cantoria. - Em 1979 e 1981 fez a 1a e 2a coleção "Cantadores do Nordeste" Sebastião Marinho e João Quindingues- selo Copacabana. - CD'S mais recentes:

OBS.: Visitou o Colégio Marupiara (Escola onde trabalho como bibliotecária), no dia 23 de Outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário